Dados recentes sobre o transporte marítimo de curta distância de e para o porto de Barcelona prometem recorde de movimento de carga em 2017. Resta saber se o ambiente político catalão não arrefece a economia da que é considerada a região mais rica de Espanha
Porto de Barcelona

O porto de Barcelona, o segundo mais importante de Espanha em movimento de mercadorias, de carga geral, carga contentorizada e carga ro-ro, a seguir a Valência, baterá o recorde de movimento de unidades de carga intermodal (UTI, ou seja, contentores, carga móvel ou semi-reboques) no transporte marítimo de curta distância (ou short sea shipping) em 2017, superando as 140.968 unidades de 2015, segundo refere o jornal espanhol Transporte XXI, na edição de 1 de Outubro.

Nos primeiros oito meses do ano, as auto-estradas do mar do porto catalão serviram para transportar 91.056 UTIs, mais 7,8% do que no mesmo período de 2016, refere o jornal com base em dados da respectiva autoridade portuária. São estes números que permitem antever um novo recorde, depois de um retrocesso registado em 2016.

Esta evolução, porém, pode estar comprometida face ao conflito político-institucional entre o Governo de Espanha e o Governo Autonómico da Catalunha, que já terá levado várias empresas a deslocar as suas sedes da província para outras paragens e diversos clientes a deslocarem os seus depósitos bancários para outros locais. A mais recente declaração do presidente da Generalitat da Catalunha, na última Terça-feira, embora inconsequente, parece ter contribuído para algum desanuviamento no ambiente político.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill