A medida, porém, ainda tem um impacto limitado, incorporando apenas uma das várias propostas da Comissão de Acompanhamento

Em 27 de janeiro, foi publicada a primeira portaria de apoio à Arte Xávega (portaria n.º 17/2015), quase oito meses após a conclusão do Relatório de Caracterização da Pesca com Arte-Xávega a 4 de Junho de 2014.

«Apresentado o relatório e as primeiras propostas, verificou -se que uma das medidas recomendadas se relaciona com o número de veículos de tração mecânica autorizados», refere a portaria 17/2015, que prevê que «durante a faina só são permitidos quatro veículos de tração mecânica por cada xávega, dos quais dois se destinam à alagem das redes, um ao apoio à embarcação e transporte de apetrechos e pescado, sendo o outro de reserva».

Segundo Rosa Maria Albernaz, deputada do Partido Socialista, a medida introduzida por esta portaria é ainda «de alcance muito limitado», ignorando as recomendações propostas pela Comissão de Acompanhamento da Arte Xávega, especialmente no que diz respeito à «comercialização de exemplares abaixo do tamanho mínimo legal», «ao estabelecimento de um regime de exceção relativamente à contabilização das capturas efetuadas para a quota, ou, mesmo, quanto às restrições de operação das embarcações afetas a esta arte de pesca, nomeadamente quanto às suas dimensões e à sua motorização (por razões de segurança)».



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill