A Semana Azul contará com a Conferência World Ocean Summit, Cimeira dos Ministros do Mar e com o Blue Business Forum

Nas palavras de Assunção Cristas, o objetivo da Semana Azul é claro: «fazer de Portugal um país de referência internacional no debate e na ação sobre o oceano», como afirmou na apresentação realizada esta Sexta-feira, dia 16, no Oceanário de Lisboa.

A Semana Azul é uma iniciativa que ocorre pela primeira vez este ano e Assunção Cristas espera também poder transformar-se numa marca de Portugal em relação aos Oceanos tal como a Green Week é já uma marca da Alemanha em relação ao Ambiente.

A Semana Azul contará com a cimeira política dos ministros do mar, no dia 5 de Junho, com a conferência internacional do jornal The Economist, 3ª edição da World Ocean Summit, e com o Fórum de Negócios Azuis (Blue Business Forum) dos dias 4 a 6 de Junho.

De 4 a 6 de Junho, mais de 30.000 m2 estarão disponíveis na FIL para exposição de projectos inovadores e produtos. O Blue Business Forum apresenta-se ainda como uma grande oportunidade de troca de experiências ao nível internacional na área da economia do mar, estando já convidados países como a Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Canadá, China, Estados Unidos da América, França, Japão, Moçambique e Noruega.

A cerimónia de apresentação pública da Semana Azul contou igualmente com a presença do Presidente da AIP, Jorge Rocha de Matos, e do Comissário Europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, Carlos Moedas.

Entretanto, no início de Fevereiro, Assunção Cristas irá iniciar o Roteiro Nacional do Mar que pretende mostrar às universidades nacionais os resultados obtidos do Roteiro Internacional do Mar. O desafio é que as universidades congreguem «o tecido económico local», já que muitas empresas nascem das parcerias entre universidades ou centros de investigação e empresas, como referiu.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill