O porto de Roterdão foi escolhido para instalar o primeiro protótipo da turbina eólica Haliade-X 12 MW. Este advém de uma parceria entre Pondera Development e a SIF Holding Nederland, a GE Renewable Energy e Future Wind, e inclui um período de teste de 5 anos e um período de 15 anos de operação e manutenção completa, segundo vários meios de comunicação internacionais.
O protótipo da turbina eólica offshore está a ser instalado na costa e surgiu no seguimento do investimento de 320 milhões de euros no projeto Haliade-X, que a GE Renewable Energy anunciou em Março de 2018, na perspectiva de se tornar mais competitiva em energia limpa e sustentável. Inicialmente, a GE Renewable Energy recolherá dados para obter o Certificado, para posteriormente poder comercializar o produto, que se prevê para 2021.
Além disso, Allard Castelein, CEO da Autoridade Portuária, comentou que a GE optou pelo porto de Roterdão como local de teste, confirmando a reputação do porto como parceiro atractivo para a indústria eólica offshore e com força motriz por trás da transição energética, fornecendo todas as condições necessárias para testar o Haliade-X sob as condições climáticas mais drásticas.
- Mineração: importa saber o que temos e o modelo de concessões que queremos
- Nord Stream 2, energia e os dramas estratégicos da Europa
- O futuro da mineração em mar profundo
- Do Potencial das Energias Oceânicas em Portugal
- Projecto SE@PORTS apresentado amanhã em Leixões
- Impacto da mineração em mar profundo pode prolongar-se por décadas
- Agência de inovação britânica financia projecto de sistema autónomo para eólicas offshore
- Governo holandês apoia pesquisa sobre uso do metanol nos navios