José Pedro Soares, vogal do Conselho de administração da APS – Portos de Sines e do Algarve revelou, em entrevista, que, no ano passado, o Porto recebeu quase 14,8 mil passageiros
Portimão

José Pedro Soares, vogal do Conselho de administração da APS – Portos de Sines e do Algarve, revelou ao Jornal da Economia do Mar a boa prestação do Porto de Portimão no ano passado. Realizaram-se 70 escalas de navios, entre as quais 47 exclusivamente navios de Cruzeiro.

Face aos valores de 2014 o Porto cresceu 1,04% no número de passageiros, quase atingindo a fasquia dos 14,8 mil – 14.786. Para este ano as perspectivas são positivas. “Neste momento, já estão previstas 53 escalas de cruzeiros e, à semelhança do ano transacto, esperamos igualmente um aumento significativo no número de passageiros”, afirma José Pedro Soares.

2016 vai trazer algumas novidades ao Porto de Portimão. Nomeadamente na sua promoção. A APS associou-se ATP – Associação de Turismo de Portimão e o objectivo é promover a infra-estrutura de “uma forma mais próxima dos stakeholders que sustentam a actividade turística”. Adicionalmte, e segundo o vogal do Conselho de administração da APS, está previsto, ainda no primeiro semestre, do lançamento de estudos de Impacto Ambiental, assim como a elaboração do caderno de encargos para a obra, do cenário que se venha a optar.

Questionado sobre a possibilidade do Porto de Portimão receber mais e maiores navios de cruzeiro (e nomeadamente o porquê de isso não acontecer) José Pedro Soares remeteu para a apresentação das conclusões dos estudos que a APS – Administração do Portos de Sines e do Algarve, lançou sobre a movimentação de navios de cruzeiro e avaliação da viabilidade económico-financeira dos investimentos a realizar no Porto de Portimão.

Como explica o executivo “o estudo tem por base a avaliação operacional, já realizada, sobre a acessibilidade marítima e manobra dos navios, em simulador e em tempo real, do terminal de cruzeiros de Portimão”.

O estudo aborda três cenários de desenvolvimento que estão a ser estudados quer do ponto de vista económico como do financeiro. “Os cenários contemplam o desenvolvimento do porto para recepção e operação de navios cruzeiros de 250, 272 e 360 metros de comprimento (LOA).” E o estudo deverá considerar, para cada um dos cenários, as projecções de movimentação de navios e de passageiros, assim como receitas associadas.

Mas há outros aspectos a ter em conta. Entre os quais, lembra José Pedro Soares, as perspectivas de negócio dos principais operadores de cruzeiros turísticos, a composição actual e a evolução prevista da frota de cruzeiros, a oferta turística da região, a caracterização da posição competitiva do porto de Portimão e as suas potencialidades de evolução.

 

 

 

 



Um comentário em “Porto de Portimão com 53 escalas de cruzeiros previstas”

  1. Fausto do nascimento diz:

    Quando será reiniciada a ligação marítima Algarve-Madeira?ganhava a região ,o turismo nacional e perdia talvez a pequena política insular,mal habituada a olhar mais para o umbigo do que para os interesses de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill