O acerta foi recebido, no Serviço Regional de Protecção Civil eram 17h24. Um praticante de parapente tinha caído no mar, numa zona junto à costa, nas proximidades do túnel de Água de Alto, em São Vicente.
Os meios foram imediatamente accionados: uma embarcação Salva-vidas da Capitania do Porto do Funchal, uma embarcação Salva-vidas do Sanas-Madeira, o NRP “Schultz Xavier” da Marinha, atribuído ao dispositivo do Comando da Zona Marítima da Madeira, o EH-101 da Força Aérea, do Destacamento Aéreo da Madeira e dois Agentes do Comando-local da Polícia Marítima do Funchal.
O individuo viria a ser localizado no calhau, após chegada ao local dos Agentes da Polícia Marítima e da embarcação Salva-vidas da Capitania do Porto do Funchal, que confirmaram a necessidade de evacuação através de resgate em grande ângulo. Para conseguir levar a cabo a iniciativa foi solicitada a ajuda da equipa de resgate em montanha dos Bombeiros Voluntários de São Vicente, através do Serviço Regional de Protecção Civil.
O indivíduo, de nacionalidade russa e com 50 anos de idade, foi resgatado quando eram 19h36. A vítima ficou apenas com pequenas escoriações, tendo sido transportado para o Centro de Saúde de São Vicente pela equipa dos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz, que se encontravam no local.
A operação foi coordenada pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Funchal, em articulação com o Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) e com o Serviço Regional de Protecção Civil. O Comando-local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio