O Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, no âmbito de uma ação de fiscalização da Orla Costeira, dirigida à atividade de pesca da apanha de perceves, apreendeu ontem cerca de 32 Kg de perceves apanhados ilegalmente, no interior do Parque Natural da Costa Vicentina.
A Polícia Marítima terá acompanhado os movimentos de alguns apanhadores que se encontravam nas arribas da costa. Os mesmos, após aperceberem-se da aproximação dos agentes, puseram-se em fuga, abandonando diversos sacos contendo o marisco apanhado. No decurso das diligências no local, foram identificados catorze pescadores lúdicos que, presumivelmente, seriam os proprietários dos sacos abandonados. Após pesagem, os perceves foram devolvidos ao seu habitat natural.
Para um apanhador lúdico, o máximo permitido por lei é de 2 kg de perceves por dia, enquanto um profissional pode capturar 15 kg diários.
Nesta operação de fiscalização, estiveram empenhados dois agentes e uma viatura tipo pick-up do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos.
- Karapau: uma Aplicação ao serviço da remuneração dos pescadores
- Pesca: um sector crucial quase esquecido pelo Governo
- Aquazor: um dos mais avançados projectos de aquacultura offshore em Portugal
- Docapesca: náutica de recreio e o plano de investimentos
- Pela valorização do peixe e dos pescadores Portugueses
- Como se delapida Capital Natural
- Não pensamos a pesca e o futuro do sector pode estar em causa
- Uma nova era, finalmente, para a aquacultura em Portugal?