Ilhas Selvagens

Desde que iniciou a sua actividade nas Ilhas Selvagens, em 22 de Agosto, equipa da Polícia Marítima (PM) de serviço no Posto do Comando-local da Polícia Marítima do Funchal daquelas ilhas realizou 36 ações de fiscalização e controlou 111 embarcações através do sistema “Costa Segura”.

As embarcações fiscalizadas tinham pavilhões de origem essencialmente europeia, nomeadamente da Alemanha, Espanha, França, Noruega e Portugal.

Recorde-se que cada estação do sistema “Costa Segura” dispõe de um radar, câmara com capacidade de visão diurna e nocturna, Sistema Automático de Identificação (AIS), seguimento de alvos (ARPA – Automatic Radar Plotting Aid), alarmes associados, rádio VHF e software de integração e gestão da informação com visualização em carta electrónica.

Neste momento, está em curso a 2ª fase de trabalhos na Estrutura da Autoridade Marítima na ilha Selvagem Grande, a cargo de uma equipa de militares e forças militarizadas da Autoridade Marítima Nacional e da Marinha, com os objectivos de criar as condições adequadas para a PM assegurar o exercício da autoridade do Estado e de edificar as capacidades necessárias à abertura de uma delegação marítima da Capitania do Porto do Funchal, em permanência, nas ilhas Selvagens.

Desde que está na ilha esta equipa já edificou o estaleiro para as obras, delimitou a rampa (início do processo de remoção das rochas na rampa), manteve a verificação do radar “Costa Segura” e do gerador e beneficiou (reactivou) o sistema de dessalinização de água salgada.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill