Polícia Marítima de Ponta Delgada apreendeu cerca de 15 quilos de polvo, lapas, caranguejos e búzios, em pesca ilegal no Ilhéu de Vila Franca do Campo.

 

 

 

 

O Comando-local da Polícia Marítima de Ponta Delgada, no decorrer da sua atividade de fiscalização no mar, detetou na quinta-feira passada, dia 5 de Maio, dois indivíduos em flagrante delito, na apanha de polvos, lapas, caranguejos e búzios, em plena Reserva Natural do Ilhéu de Vila Franca do Campo.

​Os dois indivíduos, do sexo masculino e com idades na casa dos 30 e 50 anos, envergando equipamento de mergulho, ao serem surpreendidos, tentaram ocultar os sacos de rede com o pescado, largando-os debaixo de água, para se desfazerem da prova. Contudo, foram obrigados a recuperá-los, com o objetivo de verificar o pescado capturado ilegalmente, em local proibido.

Após verificação do pescado pelos agentes, e constatando-se que este ainda se encontrava vivo, os dois infratores tiveram que o devolver ao mar sob coordenação da Policia Marítima. Posteriormente, os dois indivíduos foram transportados pela Polícia Marítima para o porto de Vila Franca do Campo, por se encontrarem no referido Ilhéu sozinhos, no momento em que foram surpreendidos.

Resultaram desta operação, a apreensão como medida cautelar, de todo o equipamento e material utilizado na prática das referidas infrações. O pescado apreendido, cerca de 15 quilos de polvo, lapas, caranguejos e búzios, foi devolvido ao mar, conforme previsto em lei, por ainda reunir boas condições de sobrevivência.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill