Acção de fiscalização decorreu na Figueira da Foz
pesca

Na manhã de 26 de Abril o Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz levou a cabo uma acção de fiscalização no mar da qual resultou a apreensão de quatro redes de emalhar fundeadas em situação ilegal.

Segundo informações disponibilizadas pela Autoridade Marítima Nacional duas das redes foram apreendidas por se encontrarem caladas a distância da costa inferior ao permitido e as outras duas, por falta de sinalização e identificação.

Durante a acção foram ainda fiscalizadas duas embarcações de pesca que local que se encontravam em situação legal.

A Polícia Marítima alerta que as caçadas de redes de emalhar fundeadas têm um comprimento variável, de acordo com o comprimento da embarcação, e uma altura máxima de 10 metros, devendo a sua malhagem estar em conformidade com a licença de pesca, e de acordo com a espécie alvo a capturar. Mas só isso não chega. As artes têm de estar sinalizadas à superfície, nas suas extremidades, com bóias de cor vermelha, marcadas com o conjunto de identificação da embarcação a que pertencem, terem um mastro com altura não inferior a 2 metros, reflectores radar e uma bandeirola quadrada com 50 cm de lado, de cor alaranjada. Além disso, durante a noite, deverão ainda ter uns faróis de luz branca, visíveis a uma distância não inferior a 2 milhas náuticas (cerca de 3700 metros).

De referir que este tipo de arte de pesca (redes de emalhar fundeadas) não são permitidas a menos de ¼ milha (463 metros) de distância da costa, com excepção das redes majoeiras.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill