Na última Sexta-feira, os trabalhadores membros do Sindicato XXI, que representa estivadores do Terminal XXI do porto de Sines, reunidos em Plenário, “deram de forma unânime, luz verde” para a Direcção do sindicato “poder lançar um novo pré-aviso de greve quando for oportuno”, segundo se lê num comunicado da instituição sindical.
No documento, a Direcção informa que no Plenário fez “o ponto de situação sobre as negociações” com a empresa, dando conhecimento aos trabalhadores de diversas situações que tem vindo a suceder”. E termina dizendo que cabe “agora à PSA/Laborsines desbloquear todo o processo negocial”.
No dia anterior, 30 de Maio, também em comunicado, o sindicato referira que a PSA/Laborsines dera indicação de que apresentaria “uma nova proposta salarial para entregar à Direcção” sindical no dia 31 de Maio. O sindicato comprometeu-se a esperar pela proposta, embora sem grandes expectativas quanto ao conteúdo e sem adiar o Plenário, agendado para as 16H00 de 31 de Maio, que se realizou.
Num comunicado anterior, igualmente de 30 de Maio, a Direcção do Sindicato XXI acusara a PSA/Laborsines de “publicar para conhecimento geral, uma proposta, afirmando que a mesma foi entregue ao Sindicato, quando de facto, não foi”. Todavia, rejeitou a proposta publicada por considerar que a mesma quis “alterar unilateralmente a vontade dos trabalhadores”.
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África
- O salto marítimo de uma nova geração política