Alegando atrasos na publicação de um despacho sobre subsídios por paragem de embarcação, que o Governo nega, os pescadores de sardinha do Algarve temem não receber este ano a verba compensatória por não irem ao mar
Sardinha

De acordo com o jornal Correio da Manhã de ontem, os pescadores de sardinha do Algarve manifestam preocupação com a falta de publicação do despacho oficial relativo à possibilidade de candidaturas a subsídios atribuíveis por paragem de frota. Segundo o jornal, mais de 40 barcos de que dependem várias famílias estão parados desde o final de Outubro por causa do defeso.

Ao jornal, Mário Galhardo, da Barlapescas, que tem 15 embarcações de sardinha no Algarve, admitiu que os pescadores possam não receber o subsídio este ano. Já Miguel Cardoso, da Olhãpesca, que tem 27 embarcações paradas, referiu ao mesmo jornal que não existe uma alternativa compensatória à pesca da sardinha, até porque o preço do carapau não justificará sair para o mar, e que em 2016 os pescadores só receberam os subsídios depois do Natal.

Contactada pelo Correio da Manhã, a Secretaria de Estado das Pescas assegurou que hoje irá decorrer uma reunião na qual o tema será debatido, tendo negado atrasos apesar de ainda não ter sido publicado o despacho a que se refere a Anopcerco.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill