Por imperativos de sustentabilidade da espécie e por se ter atingido o limite da quota autorizada até ao fim de Setembro, o Governo interditou a captura de Sardinha
CIIMAR

 

Por Despacho da ministra do Mar, a pesca da sardinha está proibida desde 29 de Setembro e até ao próxio dia 15 de Maio de 2019, com qualquer arte de pesca. A ministra justifica a decisão com o facto de ter sido atingido o limite de captura previsto para Portugal até ao final de Setembro.

 

Nesse sentido, e para reforçar “as medidas de conservação e protecção desta espécie”, que o Governo considera “um recurso de interesse estratégico para a pesca portuguesa, para a indústria conserveira e para as exportações de produtos da pesca e do mar, assumindo uma particular relevância em termos socioeconómicos em várias comunidades piscatórias”, foi tomada esta decisão.

 

No Despacho, Ana Paula Vitorino acrescenta que “as possibilidades de pesca para 2019 serão oportunamente definidas, ponderando os resultados da interacção em curso com o Conselho Internacional para Exploração do Mar (ICES), os melhores dados científicos disponíveis e a ponderação das vertentes económicas, sociais e ambientais previstas na Política Comum de Pesca”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill