Luís Costa, Director Regional das Pescas acredita que a formação permite preparar melhor os pescadores para o trabalho no mar.
pesca

Segurança a bordo, manuseamento, estiva e conservação de pescado fresco são algumas das temáticas abordadas nas acções formativas no sector das pescas. Formação profissionais que Luís Costa acredita ser de “especial relevância” o futuro do sector, permitindo “preparar melhor” os pescadores para o trabalho no mar. Sem esquecer que garantem a actualização dos conhecimentos marítimos.

O Director Regional das Pescas referiu o modelo de formação promovido pelo Governo dos Açores – descentralizado – que assenta numa equipa de formadores que se desloca às várias ilhas do arquipélago para ministrar os cursos junto das comunidades piscatórias. “O modelo adoptado permite que os pescadores continuem a exercer a sua actividade profissional durante o período de formação, tendo em conta que se realiza em horário pós-laboral”, afirmou.

Discurso tido aquando da entrega de diplomas a 21 novos profissionais que concluíram com aproveitamento o Curso de Pescador, que permite o acesso à inscrição marítima.

Este ano estão ainda previstos cursos de formação nas ilhas de São Jorge, Pico e Faial, que darão acesso às categorias de Pescador e de Arrais de Pesca Local. Sendo que “a aposta na formação por parte do Governo dos Açores pretende dignificar a profissão”, sublinhou Luís Costa, defendendo que o acesso à actividade “deve ser criterioso”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill