A proibição de sacos plásticos e sacos ultraleves não mereceu aprovação
Parlamento Europeu

Esta semana, o Parlamento Europeu aprovou uma proposta de Directiva que proíbe a comercialização de produtos plásticos de utilização única a partir de 2021. A proposta foi aprovada com 571 votos favoráveis, 53 contra e 34 abstenções e terá agora que ser negociada no Conselho Europeu, onde estão representados os Governos dos Estados-membros.

Entre os produtos proibidos estão cotonetes, palhinhas, pratos, talheres, agitadores de bebidas e varas de balões. Ficou igualmente aprovada a diminuição do plástico dos filtros de cigarros, mas em termos menos ambiciosos do que o desejável (redução em 50% até 2025 e em 80% até 2030). Já a proibição de sacos plásticos e sacos ultraleves (usados, por exemplo, na compra de frutas e legumes) foi rejeitada.

No caso dos produtores de filtros de tabaco com plástico, os produtores devem, todavia, assumir os custos da recolha dos respectivos resíduos e seu transporte e tratamento, incluindo a despesa com a limpeza do lixo.

As artes de pesca não foram esquecidas. Relativamente às que contêm plástico, foi aprovado que os Estados membros garantam a recolha anual de, pelo menos, 50% deste material. E os produtores deste tipo de artes de pesca devem contribuir para alcançar a meta da sua reciclagem, no mínimo, em 15% até 2025.

No caso de outros produtos de plástico de utilização única, como caixas para hambúrgueres, sanduíches e saladas e recipientes para frutas, legumes, sobremesas e gelados, os Estados membros devem tomar as medidas adequadas para uma “redução ambiciosa e sustentada de pelo menos 25% até 2025”, refere o texto agora aprovado.

Embora saudada pelos ambientalistas, a proposta final não evitou que alguns eurodeputados, como Marisa Matias, eleita pelo Bloco de Esquerda, considerassem o peso exercido pelos agentes económicos, que se terá sobreposto, nalguns casos, à influência dos movimentos ecologistas.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill