Eurodeputados dão o mote para a conferência sobre o clima e alertam para riscos das alterações climáticas

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta semana uma resolução a favor de mais restrições à emissão de gases com efeitos de estufa para a atmosfera por parte da indústria da navegação, antecipando um tema que estará em debate na Conferência sobre o Clima das Nações Unidas, que decorrerá em Paris, de 30 de Novembro a 11 de Dezembro. A resolução foi adoptada com 434 votos a favor, 96 contra e 52 abstenções.

De acordo com o PE, a União Europeia (UE) e os Estados membros devem reduzir em 40% as emissões de gases com efeitos de estufa até 2030 e ampliar os compromissos financeiros durante a conferência. Os eurodeputados também sustentaram que as receitas do mercado de carbono devem ser destinadas a esse objectivo e que as companhias aéreas e de navegação deviam tomar medidas para refrear as suas emissões de poluentes até ao final de 2016.

Para Gilles Pargneaux, autor da resolução, «se não conseguirmos evitar um aquecimento global superior a dois graus centígrados até ao final do século, iremos assistir a mais secas, cheias, derretimento de glaciares e desaparecimento de terra arável», acrescentando que «as alterações climáticas também contribuirão para aumentar o problema das migrações».



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill