O Navio Patrulha Oceânico da Armada Espanhola, ESPS Vigia, já se encontra a caminho da sua missão no Golfo da Guiné com uma primeira paragem em Cabo Verde.

Integrado no que veio a designar-se como a iniciativa APS, Africa Partnership Station, tendo em vista assegurar o desenvolvimento de acções cooperativas de Segurança Marítima na África Ocidental e, em especial, no Golfo da Guiné, o Vigia terá uma primeira missão de exercícios conjuntos segurança marítima com as Marinhas de Cabo Verde e Mauritânia, com uma duração prevista de cerca de duas semanas, seguindo então para o Golfo da Guiné.

Nessa segunda fase, com uma duração de cerca de quatro meses, o ESPS Vigia irá operar em conjunto com as Marinhas dos Camarões e do Gana em missões de vigilância, patrulhamento e segurança no Golfo da Guiné, encontrando-se igualmente uma nova passagem por Cabo Verde na viagem de regresso.

Com uma tripulação de 55 elementos, o NPO Vigia é comandado pelo Cmt. Carlos Miguel Abadín.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill