O Conselho de Segurança das Nações Unidas anunciou uma proibição de acolhimento portuário aos navios Petrel 8, Hao Fan 6, Tong San 2 e Jie Shun por terem violado as sanções impostas à Coreia do Norte, segundo várias fontes internacionais. Os dois primeiros navios (ambos graneleiros) ostentam pavilhão das Ilhas Comores e Saint Kitts and Nevis, respectivamente, e os dois últimos (ambos de carga geral) têm pavilhões do Cambodja e Coreia do Norte, respectivamente, refere o World Maritime News.
A proibição enquadra-se no parágrafo seis da resolução 2375 do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), adoptada dia 11 de Setembro de 2017 a propósito do teste nuclear de Pyongyang realizado alguns dias antes. Neste caso, de acordo com o Coordenador de um painel do Conselho de Segurança da ONU sobre as sanções à Coreia do Norte, os navios foram encontrados a transportar mercadorias proibidas.
Entre as medidas dessa resolução estão a proibição da exportação de têxteis, impedimento dos trabalhadores no estrangeiro de ganharem salários para sustentar o regime e redução em cerca de 30% do petróleo fornecido à Coreia do Norte. Esta resolução visa impedir, sobretudo, o contrabando marítimo em alto mar de produtos cuja exportação está proibida, como armas convencionais, carvão ou produtos do mar, e cujo valor está estimado em 845 mil milhões de euros, aproximadamente um terço dos 2.530 mil milhões de euros das exportações do país, segundo o The Indian Express. Segundo a ONU, a Coreia do Norte tem vindo a traficar carvão e minério de ferro para outros países, usando técnicas muito sofisticadas, por mar, incluindo a alteração de pavilhão dos navios.
Recorde-se que, em Março do ano passado, o Conselho de Segurança das Nações Unidas tinha já adoptado um conjunto de sanções que implicavam inspecções a toda a carga de e para a Coreia do Norte, bem como a entrada nos portos, se fossem suspeitos de carregar qualquer item proibido.
- Só a criação de um Escol pode dar Vida Nova a Portugal
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África