O holding que controla a Jerónimo Martins vai ficar com a concessão do Oceanário por 24 milhões de euros, mais rendas

A concessão foi ganha pelo grupo para um período de 30 anos, que podem ser reduzidos para 10 caso o Estado queira um resgate por «motivos de interesse público». A notícia foi dada pela agência Lusa, que menciona fontes relacionadas com o processo.

O equipamento, no Parque das Nações, é um dos activos que o Governo escolheu alienar ou concessionar para ajudar a reduzir a dívida da Parque Expo, sociedade criada a propósito da Expo 98 e actualmente em liquidação, depois de o executivo ter anunciado em 2011 a sua extinção.

O concessionário privado ficará com o capital da sociedade que gere o equipamento, a Oceanário de Lisboa, S.A. A proposta de Orçamento do Estado previa receitas de 40 milhões de euros com a concessão.

O aquário, considerado o melhor da Europa, gerou em 2014 lucros de 1,49 milhões e recebeu quase 987 mil visitantes (+7%). O relatório final seguirá agora para aprovação em Conselho de Ministros.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill