Ministério e Conselho de Ministros dedicados ao mar com nota positiva
Observatório da Cooperação na Economia do Mar

Na sua terceira mensagem desde que foi criado, em 2015, o Observatório da Cooperação na Economia do Mar manifestou satisfação com a criação de um Ministério do Mar no XXI Governo Constitucional e a realização de um Conselho de Ministros dedicado ao mar, no qual foi aprovada legislação indutora de uma “estratégia transversal” assente nos três grandes desafios “com que a aposta no mar se depara”: soberania, conhecimento e economia.

Na mesma mensagem, todavia, faz-se um apelo à implementação de mais projectos que maximizem os benefícios do mar português e à criação de uma Comissão Parlamentar “totalmente focada no mar”. Defende-se igualmente mais cooperação entre “universidades, centros de investigação e empresas”, bem como entre “financiadores, investidores e promotores” de projectos relacionados com o mar, a captação de investimento estrangeiro e a maximização dos incentivos e fundos financeiros existentes.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill