A Fragata NRP Álvares Cabral participa no exercício Northern Coasts 2016 da NATO, a ter agora início e prolongando-se por 14 dias ao Largo da Dinamarca, no Mar Báltico.

Os navios que irão participar no exercício Northern Coasts 2016 da NATO, a ter agora lugar no Mar Báltico, passaram já o fim-de-semana ancorados no Porto de Copenhaga, em preparação para o mesmo e abertos, muitos deles, a visitas do público, como sucedeu com o NRP Álvares Cabral.

O exercício Northern Coasts tem-se vindo a realizar anualmente desde 2007 com o objectivo de preparar as Marinhas das Nações Europeias para actuarem em conjunto, subdividindo-se em grupos de trabalho que podem ir até sete navios a operarem conjuntamente no cumprimento de uma mesma missão.

Para o corrente exercício, o cenário previsto respeita à detecção, vigilância e perseguição de um inimigo, testando e consolidando procedimentos de comunicação, comando e controlo e reacção a determinado tipo específico de ameaças num ambiente de permanente perigo de entrada em áreas minadas.

O exercício é realizado no âmbito do Standing Maritime Group 1 da NATO, comandado pela Fragata espanhola da Classe F-100, ESPS Mendez Nunez, integrando, para além da Fragata Álvares Cabral, uma Corveta da Marinha Alemã e uma Fragata Belga, contando o exercício no entanto com a contribuição adicional de cinco navios e quatro aviões por parte da Alemanha, mais cinco navios por parte da Polónia, três por parte da Dinamarca e a Suécia, dois por parte da Letónia e a Noruega e um por parte da Lituânia, num total de 36 navios.

A Marinha Norte-Americana estará representada através de um avião P-8A de reconhecimento.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill