Os dois terminais de cruzeiro do porto de Leixões registaram um novo recorde de escalas e passageiros em 2017: 100 escalas e quase 96 mil passageiros. Estes dados, fornecidos pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), traduzem um aumento de 19% em número de navios e de 33% no número de passageiros.
A APDL nota ainda que em 2017 “12 novos navios escolheram o porto de Leixões pela primeira vez” e que a dimensão dos navios aumentou 34% face ao mesmo período de 2016 (“dos 100 navios de cruzeiro que visitaram Leixões durante este ano, 28 tinham um comprimento superior a 250 metros, mais do dobro dos registados o ano passado”).
Refere também a APDL que em 2018 deverá ocorrer novo crescimento, que rondará os 20% e incluirá mais 12 escalas inaugurais. Paralelamente, novas empresas iniciarão operações em Leixões, como a Royal Caribbean International, a Norwegian Cruise Line e a Mediterranean Shipping Company (MSC) – esta fará o primeiro turnaround em Leixões com o navio MSC Magnifica.
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019