Noruega chama Portugal para discussão sobre Crescimento Azul e Biotecnologia na Comissão Europeia com olhos postos já no próximo Quadro Comunitário de Apoio.

Realizou-se em Bruxelas, por iniciativa do Ministério das Pescas da Noruega, do Conselho de Investigação da Noruega e JPI Oceans, no passado dia 27 de Abril, um seminário subordinado genericamente ao Crescimento Azul mas muito muito centrado nas questões relacionadas com a Biotecnologia e a Investigação, nessa área, no espaço Europeu.

Com esta iniciativa e a chamada de Portugal ao seminário, a Noruega, uma das nações mais avançadas do mundo na área da Biotecnologia Azul, não deixando de ter em vista também começar a preparar o próximo Quadro Comunitário de Apoio para além de 2020, manifesta uma clara aproximação de Portugal, a nação europeia com maior biodiversidade, na sequência da visita Presidencial em 2015 quando foram assinados vários Protocolos de Cooperação Científica nesse domínio.

No Seminário, para além Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, estiveram igualmente presentes, por parte de Portugal, Ricardo Serrão Santos, Membro da Comissão de Pescas do Parlamento Europeu, Fernando José Correia Cardoso, Assessor Jurídico na Direcção-Geral dos Assuntos Marítimos e Pescas da Comissão Europeia, Ana Teresa Caetano, do Departamento de Investigação Marinha da Direcção-Geral Investigação e Inovação da Comissão Europeia, Maria João Fernandes e Rita Silva, da FCT, Teresa Tavares, do Ministério da Ciência e Tiago Pitta e Cunha, da Fundação Oceano Azul.

Para além dos temas gerais relativos à investigação dedicada aos assuntos marinhos no actual Quadro Comutinário de Apoio promovidos pelo JPI Oceans (Joint Programming Initiative, plataforma de coordenação de projectos internacionais de investigação), em análise esteve igualmente a próxima Directiva-Quadro da Bioeconomia que não deixará de ser um elemento estrutural da maior importância no futuro da União Europeia nesse âmbito.

Igualmente importante e significativo, a ênfase colocada na importância da cooperação transnacional e, em particular, em relação ao Atlântico, a necessidade de uma maior aproximação e colaboração com as nações do Atlântico Sul na boa gestão dos oceanos e respectivos recursos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill