São dados da APL referentes ao primeiro trimestre deste ano, por comparação com o trimestre homólogo do ano anterior. Mais 103% de passageiros, mais 79% de escalas e o dobro dos passageiros em trânsito
Grupo ETE

No primeiro trimestre deste ano, a actividade de cruzeiros no porto de Lisboa cresceu 103% em movimento de passageiros e 79% em escalas de navios, face ao período homólogo de 2016, segundo a Administração do Porto de Lisboa (APL). O número de passageiros subiu de 29.208 para 52.583 e as escalas cresceram de 19 para 34.

Para a APL, estas subidas devem-se ao aumento de 419% dos passageiros em turnaround (que iniciaram ou terminaram uma viagem em Lisboa) no primeiro trimestre de 2018 face ao mesmo período do ano anterior (1.229 este ano, contra 237 em 2016), resultante da “entrada em funcionamento da nova gare de passageiros, que afirmou o porto de Lisboa como uma referência internacional em termos da qualidade do serviço prestado aos cruzeiristas”.

O número de passageiros em trânsito duplicou, de 25.671 para 51.354, o que a APL explica com o aumento das escalas em trânsito no trimestre em análise, de 17 em 2016, para 30 este ano.

A APL antecipa novo aumento para o próximo trimestre, que deverá registar uma elevada concentração de actividade. Segundo a APL, Lisboa deverá receber 115 escalas e 171 mil passageiros de cruzeiros.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill