O campeonato mundial de Freeride de jet ski terá a primeira etapa na Nazaré, de 27 a 29 de Abril.
Jet Ski

A Nazaré vai acolher a 14ª edição do campeonato do mundo da International Freeride Watercraft Association (IFWA) – competição em jet ski -, que começa hoje e continua até 29 de Abril. A prova, que tem cinco paragens, começará em Portugal, e terá um investimento de 75 mil euros, esperando 15 mil pessoas. Em seguida irá para Biscarrosse, em França, Ixtapa, no México, Pacific City, nos Estados Unidos, e por último será em Chiba, no Japão.

 

Este campeonato de jet ski, o desporto motorizado aquático com maior crescimento a nível mundial, deve ser um espectáculo de saltos e acrobacias onde as ondas do mar são utilizadas como rampas para as manobras radicais. E na edição deste ano participarão os melhores atletas do mundo nas duas modalidades: jet ski e mota de água. Cada piloto irá disputar, numa corrida a dois, uma etapa de oito minutos. Sendo que a avaliação irá incidir sobre o nível de dificuldade, estética, nível de risco e fluidez da actuação, o prémio será de 3500 euros.

 

Este campeonato realizado em parceria com a PJSBA (Portuguese Jet Sports Boating Association), contará com actividades paralelas e já se realiza desde 2004, ano em que também Portugal recebeu o campeonato, tendo-se realizado já em Peniche e na Praia Grande (Sintra). Desta vez, foi organizado por Luís Fragoso, que é actualmente um dos secretários e tesoureiro da organização. Os atletas que têm ganho as competições são Mark Gomez (3 vitórias) e Pierre Maxient (6 vitórias), Ross Champion, Mick Anthony e Jake Montadon.

 

Actualizado a 27 de Abril de 2018, às 11h30



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill