David Cameron deve anunciar hoje envio de navios
NATO

O Primeiro-Ministro britânico, David Cameron, vai anunciar hoje o envio de navios da Marinha Real para o Mar Egeu, onde irão reforçar o dispositivo da NATO ali instalado, com a missão de impedir migrantes e refugiados de alcançarem a Europa, impondo o seu regresso à Turquia, segundo informa o The Independente na sua edição desta manhã.

O anúncio será feito durante uma cimeira da União Europeia (EU) com a Turquia, a nona no período de um ano, dedicada à questão da migração massiva rumo à Europa e que degenerou numa crise humanitária no continente inédita desde a Segunda Guerra Mundial.

O jornal britânico adianta que a Marinha Real enviará o navio anfíbio de desembarque RFA Mount Bay e dois navios patrulha.

Segundo escreve hoje o Expresso, o Primeiro-Ministro turco, Ahmet Davutoglu, já terá admitido aceitar o regresso de população não síria que chegue à Grécia. O The Independent recorda que a UE já ofereceu à Turquia 3 mil milhões de euros e a possibilidade de um regime mais favorávei de vistos aos visitantes turcos em troca de medidas do Governo da Turquia que impeçam cerca de 2,6 milhões de migrantes sírios de abandonar território turco rumo à Europa.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill