É lançada amanhã, na Figueira da Foz, a Incubadora do Mar & Indústria, um projecto que visa conjugar esforços para dinamizar o empreendedorismo e a transferência de conhecimento no âmbito da economia do mar, apoiado pela Universidade de Coimbra, através do Laboratório MAREFOZ, pela Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz e pela Câmara Municipal da Figueira de Foz.
Segundo apurámos, esta incubadora surge a partir de outra, a Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, que existe há alguns anos, e terá a sua sede no Parque Industrial & Empresarial da Figueira da Foz. A nova incubadora reunirá as empresas relacionadas com a economia do mar que desde há algum tempo integram a Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, numa nova incubadora empresarial que assim adquire maior autonomia e possibilidade de concorrer a financiamentos específicos, alguns dos quais serão amanhã apresentados.
Actualmente, no plano da economia do mar, a Incubadora de Empresas da Figueira da Foz integra quatro empresas em incubação física (Lusalgae, Murraceira, Safety Mar e Peixinho da Lota), três em incubação virtual (GMV Consultores e Sales Ocean) e um projecto em pré-incubação (Vértice Cristalino), além do Laboratório MAREFOZ. Serão estas entidades que agora transitam para a Incubadora do Mar & Indústria.
Segundo apurámos, a GMV Consultores, a Sales Ocean e Vértice Cristalino estão associadas ao desenvolvimento de sistemas IMTA (aquacultura intensiva multitrófica, que reproduz um ecossistema natural pela combinação do cultivo de espécies complementares de vários níveis da cadeia alimentar).
O lançamento da nova incubadora tem a presença prevista da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e incluirá uma sessão de esclarecimento sobre as oportunidades de financiamento para projectos na área do Mar, com incidência sobre o Fundo Azul, o Programa Operacional Mar 2020 e o EEA Grants. A sessão é organizada pela Direção Geral de Politica do Mar (DGPM), e deverá incluir também a apresentação do relatório da avaliação integrada, ecológica e sócio-cultural do Salgado da Figueira da Foz na perspetiva do desenvolvimento sustentável, bem como uma reunião estratégica com uma delegação brasileira do Estado da Bahia para potencializar futuras parcerias estratégicas.
- Karapau: uma Aplicação ao serviço da remuneração dos pescadores
- Pesca: um sector crucial quase esquecido pelo Governo
- Aquazor: um dos mais avançados projectos de aquacultura offshore em Portugal
- Docapesca: náutica de recreio e o plano de investimentos
- Pela valorização do peixe e dos pescadores Portugueses
- Como se delapida Capital Natural
- Não pensamos a pesca e o futuro do sector pode estar em causa
- Uma nova era, finalmente, para a aquacultura em Portugal?