Seguradora paga indemnizações, pensões e subsídios de funeral a familiares das vítimas do "Olivia Ribau". Despesas estimadas já ascendem a 1,4 milhões de euros.

A seguradora Mútua dos Pescadores admitiu hoje, 11 de Novembro, que «vai iniciar de imediato e voluntariamente» o pagamento de pensões e indemnizações decorrentes de seguros de acidentes de trabalho e acidentes pessoais «aos beneficiários legais das vítimas (viúvas e filhos menores )» dos cinco pescadores falecidos na sequência do naufrágio, a 6 de Outubro, da embarcação “Olivia Ribau”, à entrada da barra do porto da Figueira da Foz.

De acordo com fonte da Direcção da Mútua dos Pescadores, a seguradora não está obrigada a efectuar estes pagamentos, na medida em que existem valores que carecem de determinação e confirmação pelo Tribunal de Trabalho, como o que decorre das apólices de seguros de acidentes de trabalho, mas optou por se antecipar à decisão judicial, através de «prestações provisórias».

O nosso jornal apurou que a Mútua dos Pescadores estima, até ao momento, despesas com este acidente da ordem de 1 milhão e 400 mil euros, incluindo encargos com a embarcação (que ainda não estão concluídos), indemnizações e pensões aos beneficiários das vítimas e subsídios de morte e funeral. O valor, porém, pode não ser o definitivo, especialmente por causa dos encargos com a embarcação.

As indemnizações resultantes da apólice de acidentes pessoais são fixas: 50 mil euros por cada sinistrado, ou seja, para cada uma das cinco viúvas (num dos casos existe um filho menor, que partilhará com a mãe a parcela que a esta cabe), a pagar por inteiro, segundo apurámos. As restantes parcelas têm tectos fixos e são estes que a seguradora considerou para a sua estimativa.

A Mútua dos Pescadores referiu também que em 2015, só na sua carteira de seguros de pesca, «já se verificaram 776 acidentes de trabalho, dos quais 68 resultaram em incapacidades permanentes e 5 nas citadas mortes». Recordou ainda que na pesca registaram-se 162 acidentes marítimos, dos quais três «implicaram a perda total das embarcações )Elinelson, Arcanzil e Mestre Nelson)».



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill