O presidente executivo da MSC Cruzeiros, Pierfrancesco Vago, confirmou no passado dia 1 de Fevereiro a encomenda de dois novos navios da classe Meraviglia, a Meraviglia Plus, na presença do Ministro da Economia, Indústria e Sector Digital de França, Emmanuel Marcon, durante a cerimónia da moeda do “MSC Meraviglia”, que assinala o início da construção deste navio, a baptizar em 1 de Junho de 2017, no porto francês de Le Havre.
Os dois novos Meraviglia Plus serão construídos pela STX France nos estaleiros de Saint-Nazaire e entregues com quase dois anos de antecedência face ao previsto, em Outubro de 2019 e Setembro de 2020, no âmbito de um contrato de 1,6 mil milhões de euros. Com este investimento, o total aplicado pela MSC Cruzeiros nestes dois navios e nos dois da classe anterior ascende a três mil milhões de euros.
Os Meraviglia-Plus terão 331 metros (contra 315 do “MSC Meraviglia”) e 2.444 camarotes, para acolher um total de oito mil pessoas, entre hóspedes (limite de 6.300) e tripulantes. Terão um passeio interior de 111 metros de comprimento, um sky screen LED de 95 por 6 metros e o primeiro museu de belas artes clássicas e contemporâneas no mar.
Importa recordar que quer os dois novos navios agora anunciados, quer os dois da classe anterior, integram um plano de investimento da MSC Cruzeiros de 5,1 mil milhões de euros lançado em 2014 e que previa a construção de até sete navios novos até 2022, no quadro de dois acordos: um com a STX France para construção de dois navios, a entregar em 2017 e 2019, com opção de mais dois da classe Meraviglia; outro, com a Fincatieri, para construção de dois navios a entregar em 2017 e 2018 e opção para mais um, da classe Seaside.
Para a STX France, o acordo relativo aos Meraviglia Plus representa 500 empregos directos e outros 1.500 resultantes de sub-contratações. Conforme reconheceu o ministro Emmanuel Marcon, enquanto accionista de um terço da STX France, o Estado francês apoia-a e neste momento existem garantias de 7,5 mil milhões de euros em garantias para financiar navios, um elemento considerado essencial para conferir competitividade aos estaleiros.
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019