A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, recebeu o ministro dos Assuntos Marítimos do Panamá, Jorge Barakat Pitty, no passado dia 8 de Julho, para um encontro em que foram discutidos os protocolos de cooperação sobre partilha de conhecimentos e competitividade inteligente nos portos que Portugal e o Panamá celebrarão em breve.
De acordo com o Ministério do Mar, foram debatidas as questões do “estabelecimento de adequados mecanismos de equivalência das competências dos marítimos de ambos os países, tendo como referência a Convenção de Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers (STCW)” e o caso português “de desburocratização e simplificação dos serviços (SIMPLEX +) em prol da competitividade dos portos nacionais”.
No encontro, a ministra do Mar esteve acompanhada pelos administradores dos portos de Lisboa, Sesimbra e Setúbal, Lídia Sequeira e Ricardo Roque, bem como pelo Eng. José Luís Cacho, especialista em portos nacionais e antigo presidente do Conselho de Administração dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz e da Associação dos Portos de Portugal.
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África
- O salto marítimo de uma nova geração política
- Augusto Mateus: a economia é simples de compreender
- A importância da Identidade Marítima e o Federalismo Europeu