Seis navios russos provenientes do Mediterrâneo rumavam ao Mar Báltico
Marinha

Quatro navios da Marinha portuguesa realizaram uma missão de vigilância sobre uma esquadra russa que atravessou águas nacionais no último fim-de-semana. Segundo a Marinha, a esquadra russa entrou na Zona Económica Exclusiva (ZEE) nacional às 19 horas de sexta-feira e foi acompanhada até às 22 horas de Domingo, quando abandonou as águas sob jurisdição portuguesa.

De acordo com a Marinha, seis navios russos compunham uma força aeronaval, proveniente do Mediterrâneo Oriental e Síria, em trânsito de Gibraltar para o Mar Báltico: o porta-aviões «Almirante Kuznetsov», o cruzador «Pyotr Velikiy», o contra-torpedeiro «Alexander Shabalin», os reabastecedores «Lena» e «Sergey Osipov» e o rebocador «Nicolay Chiker».

Desde que entraram na ZEE nacional, os navios foram acompanhados “por duas lanchas de fiscalização baseadas no Algarve e pelo navio patrulha oceânico «Figueira da Foz»”, referiu a Marinha, acrescentando que “posteriormente,  já na costa ocidental, juntou-se a fragata «Bartolomeu Dias», que também acompanhou a frota russa até à saída da ZEE portuguesa, no limite Norte da fronteira”. 

NOTA: Foto retirada do site oficial da Marinha portuguesa

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill