Na segunda-feira, dia 14 de Dezembro, a Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenou uma missão de evacuação do do único tripulante do veleiro francês SMA SOLO SAILOR.
O pedido de auxilio da embarcação, que se encontrava a navegar a leste da ilha de São Miguel, Açores, chegou ao MRCC Delgada ao início da tarde.
Para o resgate foi accionado o navio patrulha oceânico da Marinha, NRP Viana do Castelo e um helicóptero EH-101 Merlin. No entanto as condições meteorológicas, nomeadamente o vento com rajadas na ordem dos 100Km/hora e ondulação de cerca de 8 metros impediram o resgate. Face a isto o navio patrulha Viana do Castelo manteve-se no local e em contacto frequente com o tripulante. Mal as condições meteorológicas melhores será feita uma reavaliação da situação e iniciar-se-á o plano de evacuação.
A operação foi concluída, com êxito, na tarde dia 15 de Dezembro. A acção de resgate teve a intervenção do NPO Viana do Castelo e do EH – 101 da Força Aérea Portuguesa, e ocorreu a cerca de 60 milhas náuticas (110 quilómetros) a norte de S. Miguel.
Segundo a Marinha Portuguesa a operação «decorreu em condições meteorológicas muito adversas, na sequência do temporal que tem vindo a assolar a RAA, e no limite das condições de segurança de todos os que nela intervieram». O tripulante acabou por ser retirado do veleiro e transferido para o semirrígido do navio patrulha Viana do Castelo dado que foi impossível ser resgatado pelo recuperador do helicóptero.
Mas o resgate não ocorreu sem incidentes. Segundo a Marinha Portuguesa um golpe de mar fez virar o semirrígido e projectou todos os ocupantes para o mar. «Durante o tempo em que se encontraram dentro de água, os militares mantiveram sempre em segurança o tripulante, até que o helicóptero da Força Aérea Portuguesa, que já se encontrava no local, procedesse à recolha de todos.»
O helicóptero aterrou na base aérea das Lajes, na ilha Terceira, tendo o velejador sido transferido para o hospital de Angra do Heroísmo.
Segundo a organização da Ocean Masters o tripulante, com 31 anos de idade, teria sofrido um acidente a bordo.
Notícia actualizada a 16 de Dezembro.
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019