Exercício militar espanhol na zona de Gibraltar com participação portuguesa
Marinha

O submarino Tridente e a Força de Fuzileiros nº 3 da Marinha portuguesa participam no exercício GRUFLEX61, organizado pela Marinha espanhola e que decorre até 24 de Novembro na região do Estreito de Gibraltar.

Pelo Tridente participam 40 militares embarcados e pela Força de Fuzileiros nº3 participam 95 elementos, num total de 135 militares da Marinha portuguesa. Esta última força participa embarcada no navio espanhol de Projeção Anfíbia Juan Carlos I, integrando “um Batalhão Combinado (Batalhão León) com os seus congéneres infantes de marina onde fará várias projeções anfíbias de elevada complexidade”, refere a Marinha nacional.

De acordo com a Marinha portuguesa, este exercício conjunto visa “proporcionar o adestramento de forças multinacionais em ambiente marítimo, contemplando o treino de todas as disciplinas das operações navais tradicionais, desde operações especiais e avançadas, guerra de minas, luta anti-submarina, anti-superfície e anti-aérea, culminando com várias projecções anfíbias de escalão Brigada”.

O exercício envolverá cerca de 3 mil militares e será conduzido pelo vice-almirante Manuel Garat Caramé. Além das forças portuguesas, participam o navio anfíbio Juan Carlos I, o navio de assalto anfíbio Galicia, as fragatas Blas de Lezo, Numancia e Victoria, os caça-minas Segura, Sella, Turia e Duero, várias unidades da Força de Acção Marítima e cerca de 1.200 Infantes de Marina do Tercio de Armada. Existirá ainda o apoio de unidades do Exército do Ar e do Exército de Terra.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill