Cenários tácticos marítimos podem ser ensaiados em terra graças a este equipamento
Marinha

Na passada sexta-feira, foi inaugurado o novo simulador Action Speed Tactical Trainer (ASTT) da Marinha, localizado no Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval, com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

De acordo com a Marinha, o ASTT “permitirá treinar em terra, com recurso à simulação pré-programada, acções tácticas que habitualmente se realizam no mar, reduzindo, assim, os custos associados”.

Segundo explica a Marinha, este sistema permite igualmente “simular tácticas e procedimentos operacionais para a defesa contra as ameaças tradicionais da guerra submarina, de superfície, aérea,  e da guerra electrónica, típicas dos cenários convencionais, bem como de cenários de ameaça assimétrica que poderão provir do mar”.

A ASTT tem 12 cubículos, todos equipados com hardware COTS (Commercial off-the-shelf) de última geração tecnológica, cuja operação e manutenção “corre em ambiente Windows”, permitindo reduzir custos de manutenção e actualização.

Dois cubículos “têm capacidade para simular navio-chefe de uma Força Naval (Commander Task Group)”, dois servem “para planeamento e análise” e os restantes oito operam “em configuração normal (sendo que dois deles terão capacidade de simulação do periscópio de um submarino, podendo visualizar todo o panorama à cota periscópica)”. 

O sistema possui ainda “uma sala de controlo e uma sala de servidores” e todos “os cubículos têm capacidade de simulação e controlo de plataformas. Tem ainda “uma base de dados com capacidade de armazenamento até 1500 unidades, 500 plataformas, 1500 sensores, 1500 armas, 500 contramedidas materiais e 500 sistemas de Comando e Controlo, Comunicações e Informações (C3I)”.

 

NOTA: Foto retirada do site da Marinha

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill