O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada e o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores coordenaram ontem o resgate de um pescador em alto mar.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes, em articulação com o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) e a o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), coordenaram conjuntamente uma operação de resgate médico de um tripulante de 56 anos de idade que apresentava quadro clinico de acidente vascular cerebral.

O pescador encontrava-se a bordo da embarcação de pesca ”Pereira e Moça”, de bandeira portuguesa, a navegar a cerca de 255 milhas (472Km) a nordeste da ilha Terceira, Açores.​
Para proceder ao resgate médico o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes activou, a pedido da Marinha e após avaliação médica do INEM,  o helicóptero EH-101 da Força Aérea, tendo o resgate sido efectuado com sucesso e o tripulante desembarcado no aeroporto das Lajes pelas 17h00 de ontem, onde era aguardado por uma ambulância do SRPCBA. O pescador acidentado foi posteriormente transportado para o Hospital do Santo Espírito na Terceira.

 

Na operação estiveram envolvidas a Marinha, através do MRCC Delgada, a Força Aérea, através do RCC Lajes e de duas aeronaves da Base Aérea das Lajes (um helicóptero EH-101 e um avião C-295, que efectuou direccionamento e apoio próximo ao helicóptero), bem como o INEM (CODU-Mar) e uma ambulância do SRPCBA.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill