O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes, em articulação com o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) e a o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), coordenaram conjuntamente uma operação de resgate médico de um tripulante de 56 anos de idade que apresentava quadro clinico de acidente vascular cerebral.
O pescador encontrava-se a bordo da embarcação de pesca ”Pereira e Moça”, de bandeira portuguesa, a navegar a cerca de 255 milhas (472Km) a nordeste da ilha Terceira, Açores.
Para proceder ao resgate médico o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes activou, a pedido da Marinha e após avaliação médica do INEM, o helicóptero EH-101 da Força Aérea, tendo o resgate sido efectuado com sucesso e o tripulante desembarcado no aeroporto das Lajes pelas 17h00 de ontem, onde era aguardado por uma ambulância do SRPCBA. O pescador acidentado foi posteriormente transportado para o Hospital do Santo Espírito na Terceira.
Na operação estiveram envolvidas a Marinha, através do MRCC Delgada, a Força Aérea, através do RCC Lajes e de duas aeronaves da Base Aérea das Lajes (um helicóptero EH-101 e um avião C-295, que efectuou direccionamento e apoio próximo ao helicóptero), bem como o INEM (CODU-Mar) e uma ambulância do SRPCBA.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio