No passado dia 12 de Janeiro foram anunciados os vencedores da 10ª edição do Green Project Awards, nos quais se incluíram empresas e uma organização da economia do mar, distinguidas com vários tipos de prémios e em diversas categorias, por projectos nalguns casos já divulgados no nosso jornal.
Na categoria Mar, venceu a Sun Concepts, com o projecto «Solar Boat Builders». Foi acompanhado na mesma categoria pelas menções honrosas atribuídas à Algaplus, pelo projecto «Cultivo de Algas Marinhas Bio», e ao Instituto Politécnico de Leiria, pelo projecto «AMALIA – Algae-to-market lab ideas», de valorização das algas marinhas invasoras da costa Ibérica.
A economia do mar foi ainda contemplada na categoria Indústria 4.0 – Transformação Digital, na qual venceu a BTCLICQ, com o projecto «BIG EYE – Smart Fishing». Nesta categoria foi ainda atribuída uma menção honrosa à Oikos, pelo projecto «SmartFarmer».
Finalmente, a cooperativa Ocean Alive, com o projecto «Mariscar SEM Lixo», venceu na categoria Iniciativa de Mobilização.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra