Wang Yi, Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, afirma que o Mar do Sul da China é um dos mais livres do mundo e um dos mais seguros para os navios mercantes.

O Ministro dos negócios Estrangeiros da China afirmou que afirma que o Mar do Sul da China é um dos mais livres do mundo e um dos mais seguros para os navios mercantes e se Pequim detém o controlo sobre águas disputadas é apenas porque foram os primeiros a descobri-las.

Uma forma de responder ao Secretário-de-Estado Norte-Americano da Defesa, Ash Carter, que afirmou, no passado dia 29 de Fevereiro, não poder deixar de se considerar como atitudes agressivas como a colocação de rampas de lançamento de mísseis terra-ar numa ilha no Mar do Sul da China, caças e radares, exactamente numa região altamente disputada por várias nações vizinhas, e concluindo mesmo não poderem tais atitudes deixar de ter igualmente consequências, instando assim a China a não prosseguir em tal via.

Como se sabe a Marinha Norte-Americana tem levado a efeito vários exercícios na área em disputa, em nome da liberdade dos mares, sublinhando assim também o direito à livre navegação em tais áreas.

A descoberta dos passos dados pelos chineses em algumas ilhas da zona, têm levado a uma crescente troca de acusações de militarização da região, culminando agora com mais esta troca de afirmações.

Para o Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, a liberdade dos mares não confere o direito de navegar freneticamente seja por onde for.

Numa Conferência paralela aos Encontros Anuais do Parlamento Chinês, Wang Yi, para além de defender os direitos históricos do seu país sobre as ilhas em disputa no Mar do Sul da China, afirmou ainda não ter sido a China a primeira nação a militarizar a zona nem actualmente a nação com mais armamento aí instalado, sem especificar, porem, a que nação se referia.

Como se sabe, para além das reivindicações chinesas sobre o Mar do Sul da China, também o Brunei, a Malásia, Filipinas, Formosa e Vietnam, têm igualmente as suas reivindicações sobre a mesma zona.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill