Colecção de mapas descobertos na Universidade de Yale colocam em causa tese de Pequim em defesa dos seus direitos sobre o Mar do Sul da China.

Segundo uma notícia veiculada pelo Vietnamese Tuoi News, uma colecção de mapas do mar do Sul da China, datados do Séc. XVII e Sé. XVIII, provam que, nem as Ilhas Spratly nem as Paracel, pertencerem à China, tal como Pequim reivindica, justificando, em muitos casos, a mesma reivindicação em precedentes históricos.

De acordo com a referida notícia que cita o investigador vietnamita responsável pela descoberta,Tran Duc Anh Son, os mapas profusamente ilustrados para darem nota de quais os territórios pertencentes ao Reino da China na vigência do Imperador Qianlong (1735-1796), demonstram claramente que os territórios mais a Sul do Império terminavam na Ilha de Hainan, não indicando as Ilhas Nansha e Xisha, reivindicadas pelo Vietname, como suas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill