Segundo a ALIF, em 2017, Portugal exportou 1.077,5 milhões de euros em produtos de pesca, conservas, crustáceos e outros produtos do mar
ANOPCERCO

Dados da Associação da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF), divulgados no mais recente boletim do MAR 2020 indicam que “as exportações portuguesas de produtos de pesca, conservas, crustáceos e outros produtos do mar cresceram 34,9% para 1.077,5 milhões de euros em 2017”.

Relativamente ao pescado, em 2017, as exportações nacionais atingiram 520 milhões de euros, com destaque para o peixe congelado (210,5 milhões de euros), “seguido pelo peixe fresco ou refrigerado (152,2 milhões de euros) e pelos filetes (91,3 milhões de euros)”.

“No segmento dos crustáceos, moluscos e outros invertebrados aquáticos”, o destaque vai para os moluscos, cujas exportações atingiram 209,4 milhões de euros. Em conservas, as principais exportações foram peixe, caviar e semelhantes a partir de ovas (220,9 milhões de euros).

No mesmo documento refere-se que “os principais destinos das exportações de peixes, crustáceos e conservas são os países da União Europeia (81,3%), entre os quais se destacam Espanha (51,6%), Itália (12,6%) e França (9,1%)”, sempre com dados da ALIF.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill