Karmenu Vella

O comissário europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, reforçou o compromisso de apoiar a economia azul no Mar Negro, numa conferência recente realizada em Odessa, na Ucrânia, precisamente sobre “A Economia Azul no Mar Negro”.

Recordando que a União Europeia (UE) vai gastar cerca de 49 milhões de euros em cooperação transfronteiriça no Mar Negro entre 2014 e 2020, Karmenu Vella reconheceu que a região é importante como hub comercial, corredor de transporte e destino turístico.

Num momento em que o Mar Negro, e a Ucrânia em particular, são focos potenciais de instabilidade política, económica e até militar, o comissário europeu fez questão de reafirmar que, no que lhe diz respeito, a UE continuará a providenciar assistência técnica e apoio financeiro à região, sempre numa lógica de cooperação.

E nesse contexto, a economia azul do Mar Negro será certamente uma beneficiária, podendo contar com a experiência da UE no Báltico, no Atlântico, no Adriático e no Jónico para criar ali um crescimento sustentável. Sendo que na UE a economia azul responde por mais de 5 milhões de empregos e 500 mil milhões de euros anuais de valor acrescentado bruto.

Adiantou também que neste momento, a Bulgária e a Roménia, ambas com costa para o Mar Negro, preparam-se para receber 250 milhões de euros do novo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas e recordou que o programa Horizonte 2020 tem 3 mil milhões de euros adicionais para apoiar pequenas empresas e start-ups com ideias inovadoras, incluindo para aquela região.

Karmenu Vella não esqueceu igualmente o Fundo Europeu para os Investimentos Estratégicos (FEIE), que pode mobilizar até 315 mil milhões de euros em investimentos, incluindo nos países vizinhos da UE (como a Ucrânia), nem os múltiplos exemplos de envolvimento actual da UE no desenvolvimento da economia azul do Mar Negro.

Associando a região e o papel da UE na gestão sustentável dos mares, o comissário europeu defendeu um trabalho junto de organizações regionais, como a Black Sea Economic Cooperation, e exemplificou com o Black Sea Synergy, lançado em 2008, na Ucrânia, e que continua a ser o quadro de referência da política europeia para o Mar Negro.

Karmenu Vella sugeriu mesmo uma cooperação em algumas áreas pragmáticas e uma forma estruturada de cooperação, seria possível criar maior segurança nos negócios da região para os investidores do sector marítimo e com isso, gerar mais empregos e crescimento económico.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill