O Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos do Mar e Pescas, Karmenu Vella, esteve no passado dia 11 de Março em Strujan, na Eslovénia para inaugurar instalações de desembarque de pescado financiadas pelo Fundo Europeu das Pescas (FEAMP).
Na ocasião, Karmenu Vella destacou o papel que este fundo pode desempenhar no aumento da eficiência do sector pesqueiro esloveno, designadamente, na melhoria da selectividade, no aumento do valor das capturas e no investimento em ecossistemas mais saudáveis e produtivos.
O comissário aproveitou ainda a ocasião para pedir o apoio da Eslovénia no impedimento do declínio dos stocks no Mediterrâneo, questão que o preocupa particularmente, e encorajou o país a trabalhar de perto com os vizinhos italianos e croatas nesse objectivo.
Karmenu Vella chamou também a atenção para o facto de a Eslovénia ter sido capaz de reduzir sustentadamente a sua frota pesqueira de forma sustentada, fornecendo aos pescadores alternativas compensações e fontes alternativas de rendimento.
Recordou também que o país tem agora 25 milhões de euros do FEAMP até 2020, que pode ser utilizado para aumentar a eficiência do sector.
Foto: Fonte – EC Audiovisual Service
Autor da foto: Jure Makovec
- Karapau: uma Aplicação ao serviço da remuneração dos pescadores
- Pesca: um sector crucial quase esquecido pelo Governo
- Aquazor: um dos mais avançados projectos de aquacultura offshore em Portugal
- Docapesca: náutica de recreio e o plano de investimentos
- Pela valorização do peixe e dos pescadores Portugueses
- Como se delapida Capital Natural
- Não pensamos a pesca e o futuro do sector pode estar em causa
- Uma nova era, finalmente, para a aquacultura em Portugal?