O Comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, traçou hoje, no Comité das Regiões, as linhas gerais do seu plano de Governo Internacional dos Oceanos, que se encontra em consulta pública até 15 de Outubro, informa a página oficial da Comissão Europeia na internet.
Na sua intervenção, Karmenu Vella destacou a necessidade de sustentabilidade do “crescimento azul” e adiantou que as regiões marítimas podem beneficiar significativamente de programas associados à energia, limpeza e vigilância marítimas.
Apesar de reconhecer a dimensão local e regional da economia azul, o Comissário reforçou a dimensão internacional, chamando a atenção para o facto de a Europa e a sua economia azul não evoluir isoladamente e que muitos desafios são partilhados.
Antes de convidar o Comité das Regiões e as regiões marítimas europeias a contribuir para a sua proposta de Governo Internacional dos Oceanos, Karmenu Vella notou que estará presente na cimeira “Os Nossos Oceanos”, no Chile, onde pensa encontrar-se com o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra