Comissário europeu convida regiões marítimas a pronunciar-se sobre Governo Internacional dos Oceanos

O Comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, traçou hoje, no Comité das Regiões, as linhas gerais do seu plano de Governo Internacional dos Oceanos, que se encontra em consulta pública até 15 de Outubro, informa a página oficial da Comissão Europeia na internet.

Na sua intervenção, Karmenu Vella destacou a necessidade de sustentabilidade do “crescimento azul” e adiantou que as regiões marítimas podem beneficiar significativamente de programas associados à energia, limpeza e vigilância marítimas.

Apesar de reconhecer a dimensão local e regional da economia azul, o Comissário reforçou a dimensão internacional, chamando a atenção para o facto de a Europa e a sua economia azul não evoluir isoladamente e que muitos desafios são partilhados.

Antes de convidar o Comité das Regiões e as regiões marítimas europeias a contribuir para a sua proposta de Governo Internacional dos Oceanos, Karmenu Vella notou que estará presente na cimeira “Os Nossos Oceanos”, no Chile, onde pensa encontrar-se com o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill