Presidente da CE diz que Guarda Costeira e de Fronteiras está em fase de formalização
Jean-Claude Juncker

O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, afirmou ontem, no seu discurso sobre o Estado da União, que a criação da nova Guarda Costeira e de Fronteiras Europeias está em fase de formalização pelo Parlamento Europeu (PE) e Conselho Europeu (CE), “nove meses apenas após a Comissão ter proposta a sua criação”.

Neste contexto, o presidente da CE manifestou o desejo de que “pelo menos, 200 guardas de fronteira e 50 veículos suplementares fossem destacados para as fronteiras externas da Bulgária já a partir de Outubro” e anunciou que a União Europeia tenciona defender as suas fronteiras e “impor controlos rigorosos – cujas modalidades serão definidas até ao final do ano – a todas as pessoas que as atravessem”.

Defendeu que sempre “que alguém entrar ou sair da UE deverá haver um registo da data, do local e do motivo” e anunciou que até Novembro vai ser proposto “um Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem – um sistema automatizado para determinar quem é autorizado a viajar para a Europa”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill