O Presidente da CE estará na cimeira da Iniciativa Três Mares, que reúne 12 países da União Europeia da Europa Central e Oriental, hoje e amanhã
Estações Náuticas de Portugal

O Presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, participa hoje e amanhã, em Bucareste, na Roménia pela primeira vez, na cimeira da Iniciativa Três Mares. O encontro visa realizar “progressos concretos na multiplicação das interligações em matéria de transportes, energia e digital na região”, esclarece a CE, e para o efeito, os participantes “irão debater contribuições concretas para estimular a conectividade na região, aumentar a convergência, a coesão e a unidade da UE, bem como reforçar os laços transatlânticos”.

A Iniciativa Três Mares, também conhecida por Iniciativa Báltica, Adriática e Mar Negro, é um fórum de 12 países da UE da Europa Central e Oriental (Áustria, Bulgária, Croácia, República Checa, Hungria, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Eslováquia e Eslovénia) vocacionado para criar um diálogo sobre assuntos de interesse comum a estes Estados. A sua primeira cimeira foi em 2016. O Presidente polaco, Andrzej Duda, classificou-a como um novo conceito para promover a união e coesão europeias e que traduz uma ideia de cooperação entre 12 Estados situados os três mares da Europa Central, o Mar Adriático, o Mar Báltico e o Mar Negro.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill