A tecnologia tem vindo a ser desenvolvida conjuntamente pêlos Estados Unidos e pelo Japão tendo em vista a intercepção mísseis balísticos de médio e longo alcance como sistema de defesa de possíveis ataques, quer aos Estados Unidos, quer aos seus aliados, pela Coreia do Norte que, não obstante as sanções das Nações Unidas, continua a procurar o desenvolvimento dos seus mísseis balísticos de médio e longo alcance.
O teste ocorreu ao Largo da Costa Oesta Havai no passado dia 3, tendo o míssil de médio alcance sido lançado a partir da Base Norte-Americana instalada no Havai, tendo sido também a primeira vez que um míssil de intercepção deste tipo foi lançado a partir de um navio.
A intercepção realiza-se no espaço, por impacto, calculado equivalente ao impacto de um camião de dez toneladas a deslocar-se à velocidade de 960 Km/h.
O sucesso do teste significa também estar tudo no bom caminho para que o sistema esteja disponível e operacional para instalação na costa e em alto mar a partir de 2018.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio