A Agência de Defesa Antimíssil dos Estados Unidos e o Ministério da Defesa do Japão procederam, com êxito, à primeira intercepção de um míssil balístico com o Sistema SM-3 Block IIA da Raytheon, instalado num navio.

A tecnologia tem vindo a ser desenvolvida conjuntamente pêlos Estados Unidos e pelo Japão tendo em vista a intercepção mísseis balísticos de médio e longo alcance como sistema de defesa de possíveis ataques, quer aos Estados Unidos, quer aos seus aliados, pela Coreia do Norte que, não obstante as sanções das Nações Unidas, continua a procurar o desenvolvimento dos seus mísseis balísticos de médio e longo alcance.

O teste ocorreu ao Largo da Costa Oesta Havai no passado dia 3, tendo o míssil de médio alcance sido lançado a partir da Base Norte-Americana instalada no Havai, tendo sido também a primeira vez que um míssil de intercepção deste tipo foi lançado a partir de um navio.

A intercepção realiza-se no espaço, por impacto, calculado equivalente ao impacto de um camião de dez toneladas a deslocar-se à velocidade de 960 Km/h.

O sucesso do teste significa também estar tudo no bom caminho para que o sistema esteja disponível e operacional para instalação na costa e em alto mar a partir de 2018.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill