Decorreu mo último Sábado, na praia de Supertubos, em Peniche, o Campeonato Nacional de Bodysurf. Nesta primeira etapa, onde participaram 24 atletas no Open e sete no Júnior, destaca-se o atleta júnior Jaime Bonito, que “fez ao longo do dia uma prova irrepreensível, chegando às duas finais do dia”, e com “boa leitura de mar e uma fluidez acima da média”, primeiro na categoria Júnior e segundo na categoria Open, avança o comunicado oficial. Na prova júnior, Francisco Ribeiro ficou em quarto lugar, em terceiro lugar ficou Francisco Ferreira, e em segundo lugar Rafael Elias, a participar pela primeira vez no campeonato.
Também Rodrigo Carrajola se destacou pela obtenção da nota mais alta do campeonato (9,33 pontos em 10), tendo realizado o melhor tubo do dia. Pelo que, na final Open, Rodrigo Carrajola ficou em primeiro lugar. Daniel Fonseca, primeiro classificado do ranking nacional de Bodyboard e atleta local de Peniche, ficou em quarto lugar. Em terceiro lugar ficou o campeão nacional de 2018, Miguel Rocha, cuja aposta do dia foi na esquerda. Em segundo lugar, Jaime Bonito, que depois de realizar muitas baterias ao longo do dia, acabou por deixar passar os últimos cinco minutos sem conseguir apanhar ondas.
O Campeonato Nacional de Bodysurf tem novidades. Para além de ter duas categorias – Open e Júnior, com cinco etapas distribuídas entre Abril e Outubro -, este ano conta também uma acção de limpeza de praia em todas as etapas. Esta é uma acção realizada em parceria com a Surfrider Foundation Europe, através do seu movimento Surf and Grab, que pretende alertar toda a comunidade para o problema do plástico no Oceano.
Deixam o desafio: trazer o lixo da praia depois de uma surfada.
Calendário do Campeonato Nacional de Bodysurf: 1. Peniche Pro – 27 de Abril – Peniche 2. Cascais Pro – 11 ou 12 de Maio – Cascais 3. Vagueira Pro – 8 ou 9 de Junho – Praia da Vagueira – Vagos 4. Ocean Spirit Pro – 20 ou 21 de Julho – Sta Cruz – Torres Vedras 5. Caparica Pro – 5 ou 6 de Outubro – Costa da Caparica – Almada
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019