Ministério do Mar

Após mais de 14 horas de negociações no Ministério do Mar, operadores portuários e estivadores chegaram a acordo. Com isto, fica suspensa de imediato a greve pré-anunciada pelos estivadores e sem efeito o processo de despedimento colectivo anunciado pelos operadores.

Para a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, “um acordo só é bom se for bom para ambas as partes” e neste caso até houve uma “terceira parte”, que são os portugueses. No entanto, António Mariano, presidente do Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores de Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal, reconheceu que “não foi o acordo perfeito”, embora tenha admitido que os trabalhadores garantiram trabalho em condições dignas. Pelo seu lado, Morais Rocha, da Associação dos Operadores do Porto de Lisboa revelou satisfação com a obtenção da paz social.

O acordo foi assinado pouco antes da meia-noite, menos de um dia depois do Primeiro-Ministro António Costa ter deixado no ar a ameaça velada de que o Governo iria forçar uma solução, numa eventual alusão à requisição civil – já reclamada por Pedro Passos Coelho e outras entidades – se não fosse alcançado um entendimento até ao fim de sexta-feira.

Em ternos gerais, segundo declarações de Ana Paula Vitorino à comunicação social, as partes deverão assinar o contrato colectivo de trabalho no prazo de 15 dias e foi alcançada uma solução mista relativamente à progressão na carreira (entre as exigências de progressão automática, defendida pelo sindicato, e a progressão por mérito).

Ficou igualmente estabelecido, segundo a ministra, que a PORLIS deixa de contratar trabalhadores, e que o sindicato, os operadores e a Administração do porto de Lisboa farão uma campanha de promoção do porto, na tentativa de recuperar a credibilidade perdida e os clientes que entretanto transferiram operações para outros portos.

António Mariano anunciou também que ainda hoje irá comunicar os termos do acordo, que classificou de “complexo”, aos trabalhadores do seu sindicato, numa reunião plenária agendada para as oito horas da manhã.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill