Com os mais reconhecidos agradecimentos à Sociedade Histórica de Independência Nacional e, muito em especial, ao Comandante Orlando Themes de Oliveira pela subida honra do Convite tão generosamente endereçado, aqui fica a reprodução da apresentação realizada pelo Jornal da Economia do Mar no Salão Nobre de tão distinta quão singularmente Portuguesa Instituição na passada terça-feira,10 de Janeiro de 2023.

Justifica-se uma apresentação como a realizada e o risco de correr como correu?

 Justifica-se uma apresentação como a realizada, com o consequente risco de tudo acabar por ter de dizer um pouco sempre a correr, a sempre procurar «enfiar o Rossio na Betesga», acabando prejudicar a necessária e requerida clareza, com a agravante de, no se termos, muitos se interrogarem, qual, afinal, a verdadeira conclusão de tão longo e pesado dissertar?

Apesar de todas as falhas, omissões e, por certo, toda a imperfeição _ sendo mesmo sempre manifesto falecer o engenho, ciência e demais arte que permitiria mais alto subir _ entende-se que, mesmo não obstante todos esses mais graves defeitos, que sim.

E entende-se que sim tendo sobretudo em consideração o primordial propósito, ou seja, não tanto a de se fazer uma apresentação perfeita e «brilhante» mas, acima de tudo, tornar bem patente às mais verídicas salgadas almas de Portugal a inconsciência que Portugal tem hoje da verdadeira Nação Marítima que é, e é para ser, com tudo quanto tal significa e implica _ sempre se sabendo quão impossível é igualmente a uma Nação com tão funda inconsciência de si acabar por se afirmar verdadeiramente independente, verdadeiramente livre e, consequentemente, verdadeira e plenamente soberana.

E pode uma Nação inconsciente de si ultrapassar tal estado de inconsciência sem uma visão de conjunto _ quanto, infelizmente, exactamente cada vez mais patente não possuir?…



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill