A Coreia do Sul e o Irão assinaram um Memorando de Entendimento relativo a pescas e assuntos marítimos, durante uma visita recente de responsáveis oficiais coreanos a Teerão. Ao abrigo do acordo, os dois países concordam em facilitar a passagem dos respectivos navios nas suas águas territoriais, terá admitido o Ministro dos Oceanos e das Pescas da Coreia do Sul, segundo o World Maritime News (WMN).
Segundo a IRNA (Islamic Republic News Agency), a agência noticiosa iraniana, citada pelo WMN, o acordo abre caminho a um investimento de cerca de 5 mil milhões de euros por parte da Coreia do Sul em projectos marítimos iranianos, incluindo desenvolvimento portuário, indo ao encontro das expectativas do Irão, que prevê um aumento significativo do movimento de mercadorias nos seus portos.
O novo entendimento entre a Coreia do Sul e o Irão contempla igualmente operações de salvamento de navios de ambos os países e uma cooperação do Registo de Navios coreano com o seu equivalente iraniano no âmbito das inspecções a navios, serviços de classificação e engenharia naval.
Para os observadores, o acordo deixa antever oportunidades de negócio para os parceiros dos transportadores marítimos coreanos e o reforço do comércio bilateral entre os dois Estados.
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África
- O salto marítimo de uma nova geração política
- Augusto Mateus: a economia é simples de compreender
- A importância da Identidade Marítima e o Federalismo Europeu