Coreia do Sul pode investir 5 mil milhões de euros em projectos marítimos do Irão
Irão

A Coreia do Sul e o Irão assinaram um Memorando de Entendimento relativo a pescas e assuntos marítimos, durante uma visita recente de responsáveis oficiais coreanos a Teerão. Ao abrigo do acordo, os dois países concordam em facilitar a passagem dos respectivos navios nas suas águas territoriais, terá admitido o Ministro dos Oceanos e das Pescas da Coreia do Sul, segundo o World Maritime News (WMN).

Segundo a IRNA (Islamic Republic News Agency), a agência noticiosa iraniana, citada pelo WMN, o acordo abre caminho a um investimento de cerca de 5 mil milhões de euros por parte da Coreia do Sul em projectos marítimos iranianos, incluindo desenvolvimento portuário, indo ao encontro das expectativas do Irão, que prevê um aumento significativo do movimento de mercadorias nos seus portos.

O novo entendimento entre a Coreia do Sul e o Irão contempla igualmente operações de salvamento de navios de ambos os países e uma cooperação do Registo de Navios coreano com o seu equivalente iraniano no âmbito das inspecções a navios, serviços de classificação e engenharia naval.

Para os observadores, o acordo deixa antever oportunidades de negócio para os parceiros dos transportadores marítimos coreanos e o reforço do comércio bilateral entre os dois Estados.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill