As três áreas abrangem 226 quilómetros quadrados na zona do Triângulo de Coral, na província de Molucas do Norte
Molucas do Norte

A Indonésia designou três novas Áreas Marinhas Protegidas (AMP) situadas na zona do Triângulo de Coral, nas águas das ilhas de Sula, Rao e Makian, do arquipélago de Morotai, na província de Molucas do Norte, divulgou o portal de notícias sobre ambiente Mongabay. Segundo o portal noticioso, o Triângulo de Coral acolhe a maior diversidade de recifes de coral e peixes do planeta.

As três zonas abrangem uma área combinada de 226 quilómetros quadrados e foram designadas no âmbito do objectivo do Governo da Indonésia de criar 200 mil quilómetros quadrados de AMP até 2020. Até agora, refere o portal, já foram criados 191.400 quilómetros quadrados de AMP, ou seja, cerca de 96% da meta desejada pela Indonésia. Segundo o portal, embarcações de pesca com mais de 10 toneladas brutas serão proibidos de entrar nas AMP agora designadas e somente embarcações tradicionais ou de pequena pesca dotadas de equipamentos para uma pesca sustentável serão autorizadas a pescar ali. O que adquire especial importância dado que a maioria dos indonésios vive em zonas costeiras e a pesca é um recurso essencial na sua alimentação.

De acordo com o mesmo portal, citando dados do Governo, os indonésios consumiram em média 41 quilos de pescado em 2015 e em 2018 esse número aumentou para quase 51 quilos. Nas Molucas do Norte, as pescas são o sustento de 34 mil lares e as novas AMP fazem aumentar para oito o seu número total naquela província, onde passam a abranger 250 quilómetros quadrados.

Recorda também o portal que a criação das novas AMP teve o apoio da United States Agency for International Development (USAID), que se empenhou em ajudar a Indonésia a melhorar a gestão marinha de 80 mil quilómetros quadrados de águas territoriais nas províncias de Molucas do Norte, Molucas e Papua Ocidental. Essa parceria com os Estados Unidos também visa estabelecer 14 MPA, equivalentes a 10 mil quilómetros quadrados nessas três províncias.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill